Friday, November 2, 2012

O peptídeo natriurético do tipo C (CNP) é importante para o crescimento do terço médio da face

O grupo japonês liderado pelo Dr. Kazua Nakao acaba de publicar um novo estudo mostrando que o CNP é importante para o crescimento dos ossos cranianos, incluindo os do terço médio da face.

·         Nakao K et al. The Effects of C-type Natriuretic Peptide on Craniofacial Skeletogenesis. J DENT RES 0022034512466413, first published on October 31, 2012 as doi:10.1177/0022034512466413.

Em resumo, eles compararam o desenvolvimento ósseo em modelos animais onde o CNP foi desligado ou produzido em excesso com animais normais e descobriram que nos animais onde CNP foi excessivamente produzido apresentaram ossos cranianos mais longos do que os dos animais normais, enquanto que os animais sem CNP apresentaram os ossos do crânio menores do que os normais.

Por que isso é importante para a acondroplasia?

Uma das marcas da acondroplasia é o menor nível de desenvolvimento dos ossos do terço médio da face, o que resulta, por exemplo, na típica ponte nasal baixa. Desse modo, espera-se que, oferecendo o CNP como uma abordagem terapêutica para o tratamento de acondroplasia, que não só os ossos longos e da coluna tendam a recuperar o seu ritmo de crescimento, mas também a terapia deve ser capaz de recuperar o crescimento dos ossos localizados no terço médio da face do indivíduo afetado. Com ossos da face mais desenvolvidos, se poderia esperar que crianças tratadas poderiam ter menos complicações respiratórias do trato respiratório superior, como a apneia obstrutiva do sono e infecções das vias aéreas superiores e ouvido.

Como o primeiro análogo do CNP (BMN-111) está agora entrando na fase II de desenvolvimento clínico, seria interessante incluir índices de crescimento do osso craniano nos procedimentos dos estudos, por que podem ser considerados como um outro marcador da resposta à terapia com o CNP.

Você pode aprender mais sobre o desenvolvimento clínico de uma droga aqui e mais sobre o CNP aqui.

No comments:

Post a Comment