Saturday, September 14, 2013

No ar, o site brasileiro de referência para displasias ósseas

Um grupo de especialistas brasileiros em displasias ósseas, ou osteocondrodisplasias, como essa família de desordens do esqueleto é conhecida, acaba de lançar o site OCD (www.ocd.med.br). O OCD é uma iniciativa pioneira no Brasil e tem como objetivo oferecer auxílio para o diagnóstico das mais de 300 condições genéticas conhecidas por produzir alterações esqueléticas, muitas associadas à baixa estatura.

http://ocd.med.br/
O OCD é mantido por professores da UNICAMP e tem sede em Campinas, São Paulo. Desde 2012, este grupo tem trabalhado em rede com outros centros internacionais de referência em uma outra iniciativa conhecida como Projeto CoSMO-B, sobre o qual já falamos neste blog.

O OCD abre a possibilidade de auxiliar médicos em todo o Brasil (e de fora, também) a fazer o diagnóstico mais precoce das displasias ósseas. Para muitas situações, o diagnóstico precoce permite que médicos e famílias implementem medidas e cuidados mais rapidamente. Dessa forma, é possível reduzir ou amenizar a incidência de complicações clínicas e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos afetados por essas condições genéticas ou até mesmo, para algumas delas, oferecer tratamento com a medicação mais adequada.

No comments:

Post a Comment