Saturday, October 19, 2013

Aprendendo sobre cascatas de sinalização

Um tema que é frequentemente considerado muito complexo para entender é o modo pelo qual as proteínas funcionam em reação em cadeia. Para entender melhor como o receptor de fator de crescimento fibroblasto tipo 3 (FGFR3) funciona na acondroplasia, é bom ter uma idéia sobre o que são essas "cascatas ou vias de sinalização". Já revemos isso em vários outros artigos do blog. A figura abaixo é uma representação das principais cascatas de sinalização de FGFR3 nos condrócitos:



Ao olharmos a figura acima temos apenas uma pequena ideia de como as coisas funcionam no nível molecular. Aprender sobre como essas vias de sinalização funcionam ajuda os cientistas a encontrar maneiras de combater doenças e condições genéticas onde essas reações químicas estão desempenhando papéis relevantes, como o que acontece na acondroplasia. Na verdade, todas as estratégias
potenciais para bloquear o FGFR3 mutante na acondroplasia são dirigidas a uma das muitas etapas da cascata de sinalização deste receptor.

Queria acrescentar ao blog informações mais ilustrativas sobre as cascatas de sinalização e encontrei um site muito interessante mantido pelo Cold Spring Harbor Laboratory, onde existem vários recursos de aprendizagem, incluindo a animação de 14 minutos a seguir (em inglês), uma viagem completa que descreve como funciona uma via de sinalização. Torço para que você goste.


DNA Learning Center by Cold Spring Harbor Laboratory

No comments:

Post a Comment