Saturday, October 12, 2013

Novas evidências da relevância da cascata de sinalização do CNP no crescimento ósseo

O grupo de Kazua Nakao, pioneiro da pesquisa do peptídeo natriurético tipo C (CNP) na fisiologia da cartilagem e do osso, apresentou um novo estudo onde as funções locais do CNP e de seu receptor, a enzima guanilil ciclase B (GC- B, também conhecida como receptor de peptídeo natriurético tipo B, NPRB), na placa de crescimento. 

Os pesquisadores da Universidade de Kyoto desenvolveram modelos animais onde ou o CNP ou a GC- B foram inibidos nos condrócitos da placa de crescimento. O estudo foi importante para fornecer mais evidências da influência da cascata do CNP no crescimento ósseo. Também pode ajudar a compreender as conseqüências das mutações raras que afetam o NPRB.Este estudo foi apresentado na 6 ª Conferência Internacional sobre cGMP: Geradores, Efeitos e Implicações terapêuticas, Erfurt, Alemanha, 28-30 de Junho de 2013.  
Infelizmente, apenas o resumo está disponível atualmente. Pode-se esperar que os autores publicarão os resultados completos no futuro.Aqui vai a referência completa (o acesso é gratuito):

Nakao K et al. Impact of local CNP/GC-B system in growth plates on endochondral bone growth. Paramacol Toxicol 2013; 14 (Suppl 1):48.  

Você pode ler mais sobre o CNP e sua cascata de sinalização em alguns dos vários artigos já publicados neste blog. Veja a página Português, cujo link está no topo da página, para ver a lista completa de artigos.

No comments:

Post a Comment